Ceará
Ceará
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está realizando uma obra de esgotamento sanitário na margem direita da bacia do rio Siqueira, em Fortaleza. Com investimento de mais de R$ 25 milhões, o projeto beneficiará os bairros Bonsucesso, Jóquei Clube, Parangaba, Couto Fernandes, Panamericano, Pici, Bela Vista, Demócrito Rocha e Amadeu Furtado. O serviço, iniciado em janeiro de 2025, tem previsão de conclusão para fevereiro de 2026.
A obra prevê a instalação de 5 mil metros de tubulação, formando uma nova linha pressurizada de transporte de esgoto. O objetivo é aliviar a carga da tubulação existente e reduzir os riscos de extravasamentos na região. Segundo o gerente de Obras da Capital e Região Metropolitana, Ítalo Feitosa, a intervenção aumentará a eficiência do sistema de esgotamento sanitário.
A nova tubulação será feita de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um material mais resistente aos gases do esgoto, o que minimiza impactos ambientais e amplia a durabilidade da estrutura. Além disso, o projeto inclui a construção de uma nova estação elevatória, reforçando a capacidade de bombeamento da rede de esgoto. Após a conclusão dos trabalhos, o sistema será operado pela Ambiental Ceará.