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Obra “Corpo preto” é premiada em Cannes por denunciar o racismo estrutural na saúde

Livro lançado pelo Instituto Yduqs e IDOMED conquista Grand Prix inédito e três Leões.
Projeto promove debate sobre desigualdade racial no atendimento médico. (Foto: Divulgação)

O livro “Corpo preto” foi destaque no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, ao conquistar quatro prêmios, incluindo o Grand Prix na categoria Industry Craft (Print & Publishing), um feito inédito para o Brasil. O projeto também recebeu dois Leões de Ouro, nas categorias Design e Health & Wellness, e um Leão de Bronze, também em Health & Wellness, por sua abordagem sobre o racismo estrutural na saúde brasileira. A obra foi lançada pelo Instituto Yduqs e pelo Instituto de Educação Médica (IDOMED).

Reconhecimento internacional e impacto social

Inspirado em uma história real, o livro traz à tona as consequências da discriminação racial no sistema de saúde, abordando microagressões, negligência e desigualdades de acesso ao cuidado médico. A obra faz parte das ações do programa Mediversidade, iniciativa do IDOMED que busca ampliar a inclusão de diferentes etnias e contextos sociais na formação médica no país.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (2023), apenas 3% dos médicos no Brasil são negros, o que reforça a relevância da pauta discutida pelo projeto. A presidente do Instituto Yduqs, Claudia Romano, destacou que a iniciativa visa promover uma transformação que ultrapassa as salas de aula. “Estamos colocando a educação no centro da transformação, trazendo luz para um problema real, que atinge milhões de brasileiros”, afirmou.

Educação médica como vetor de transformação

O CEO do IDOMED, Silvio Pessanha Neto, também celebrou o reconhecimento internacional como reflexo do compromisso com uma formação médica mais empática e consciente. “No IDOMED, acreditamos que a mudança começa na formação médica. Essa conquista é um marco para a educação médica brasileira e um incentivo poderoso para continuarmos promovendo uma medicina mais justa e inclusiva.”

A criação e execução do projeto, intitulada Nigrum Corpus, ficou a cargo da agência Artplan. Para o vice-presidente de Marketing da Yduqs, Marcel Desco, o reconhecimento no festival é também um sinal de que o marketing pode ocupar um papel ativo na transformação social. “É um orgulho imenso ver a Yduqs ser premiada por dar visibilidade a temas urgentes com coragem, relevância e criatividade.”

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