Poder
Poder
Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza neste domingo (27), com 50,38% dos votos válidos, totalizando 716.133 votos, em um dos segundos turnos mais acirrados dos últimos 24 anos. Em discurso realizado em seu comitê, logo após a confirmação do resultado, o novo prefeito criticou a postura de adversários, afirmando que ele, seus apoiadores e o povo de Fortaleza derrubaram a “arrogância” na política do estado. “A arrogância precede a queda. Nós derrubamos todos os arrogantes desse Estado”, disse Leitão em tom firme.
O comitê central, localizado na Av. Washington Soares, reuniu apoiadores que acompanharam o discurso do petista. Antes de falar, Leitão participou de um momento de oração liderado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), com rezas do “Pai Nosso” e da “Ave Maria” como forma de agradecimento pelo resultado das urnas.
Em seu discurso, Leitão enfatizou o impacto de sua vitória, apontando que seus adversários tentaram diversas estratégias para enfraquecê-lo, mas, segundo ele, não conseguiram abalar sua determinação. “Todos eles se juntaram, e Deus quis que todos caíssem pela sua arrogância, pela sua prepotência. Eu não vou citar nomes porque não sou uma pessoa que se alimenta de ódio”, afirmou. Leitão também destacou que, apesar dos ataques à sua honra e dignidade durante a campanha, sua trajetória permanecerá focada na união e no respeito.
Leitão venceu André Fernandes (PL) com uma diferença de 10.838 votos. Fernandes obteve 705.295 votos, terminando com 49,62% dos votos válidos. “Para essas pessoas, prepotentes, o povo deu a resposta nas urnas”, declarou o petista, que encerrou o discurso reafirmando o papel dos eleitores na decisão. “O 13 venceu o ódio, o bem venceu o ódio”, acrescentou, em uma clara alusão ao número de seu partido e à campanha pautada no combate à retórica polarizadora de seu oponente.