Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

Número de vagas do 'Enem dos Concursos' sobe para 3.652

Segunda edição do certame terá provas em outubro e dezembro, com edital previsto para julho.
36 entidades terão vagas previstas no CNU. (Foto: Freepik)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou a adesão à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conforme anúncio feito nesta terça-feira (20) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Com a inclusão do órgão, o número de participantes do certame passou de 35 para 36 entidades da administração pública federal.

A adesão do INSS resultou em um acréscimo de 300 vagas, todas para o cargo de analista do seguro social, elevando o total de 3.352 para 3.652 vagas, organizadas em nove blocos temáticos. O cálculo inclui também 500 vagas das novas carreiras transversais do governo federal: analista técnico de justiça e defesa (250 vagas) e analista técnico de desenvolvimento socioeconômico (250 vagas).

De acordo com o MGI, a maior parte das vagas será destinada à ocupação imediata, com possibilidade de provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.

Banca organizadora e cronograma

O processo de escolha da banca examinadora para o CNU 2 está em andamento, seguindo o mesmo modelo de chamamento público utilizado na primeira edição, que selecionou a Fundação Cesgranrio como organizadora. A expectativa do ministério é que o edital seja publicado no início de julho, quando também devem ser abertas as inscrições para os candidatos.

As provas da segunda edição do CNU devem ocorrer em duas etapas: a primeira objetiva, em 5 de outubro de 2025, e a segunda discursiva, em 7 de dezembro de 2025. O resultado final está previsto para fevereiro de 2026.

Assim como em 2024, as provas serão aplicadas em 228 cidades distribuídas pelas cinco regiões do país. O MGI reforçou que o concurso mantém a proposta de democratizar o acesso ao serviço público, com a realização de provas em larga escala e seleção por blocos temáticos.

Cronograma previsto do CNU 2:

  • Edital e inscrições: julho de 2025

  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025

  • Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025

  • Resultado final: fevereiro de 2026

Mais notícias

plugins premium WordPress