Pesquisar

Ceará

Ceará

Número de capturas no Ceará cresce 10,6% no primeiro trimestre de 2025

Fortaleza concentra maior volume de prisões, com mais de 3 mil ocorrências nos três primeiros meses do ano.
Nos primeiros três meses de 2025, foram realizadas 8.310 capturas no Ceará. (Foto: SSPDS)

O Governo do Ceará realizou 8.310 capturas de pessoas suspeitas de envolvimento em práticas criminosas ou investigadas em inquéritos policiais no primeiro trimestre de 2025, conforme dados divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O número representa um aumento de 10,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 7.516 capturas.

As ações foram realizadas por equipes das Forças de Segurança vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e resultaram, em média, na condução de 92 pessoas por dia às delegacias em todo o estado. Os dados incluem prisões em flagrante, atos infracionais e cumprimento de mandados judiciais.

Fortaleza lidera capturas

A capital cearense foi responsável pela maior parte das ocorrências. Foram 3.186 capturas realizadas de janeiro a março de 2025, contra 2.696 no mesmo período de 2024, o que representa uma alta de 18,2%.

Interior do estado também registra crescimento

Nas demais regiões do estado, os números também apontam crescimento. No Interior Sul, foram 1.998 capturas no primeiro trimestre de 2025, frente a 1.711 em 2024, um aumento de 16,8%. Já no Interior Norte, foram 1.661 registros, ante 1.612 no ano anterior, o que equivale a 3% de crescimento.

Além disso, as ações coordenadas pelas forças estaduais resultaram em seis capturas realizadas fora do Ceará no período, contra apenas uma no mesmo intervalo de 2024.

Outros resultados da segurança pública

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, também destacou a apreensão recorde de armas de fogo, com 1.810 unidades retiradas de circulação, crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Para ele, os indicadores demonstram a efetividade da atuação das Forças de Segurança:

“Tivemos uma média de 92 conduções por dia. É um trabalho extenuante, cansativo e arriscado, mas que as nossas forças de segurança realizam com brilhantismo, contribuindo diretamente para a redução da violência no estado”, afirmou o secretário.

Mais notícias

plugins premium WordPress