Pesquisar

Ceará

Ceará

Número de açudes que sangram no Ceará chega a 10 após chuvas de janeiro

Levantamento aponta que maioria dos reservatórios cheios está na Zona Norte do estado
O Açude Forquilha foi um dos que transbordou neste primeiro mês do ano. (Foto: Cogerh)

O número de açudes que atingiram a capacidade máxima e começaram a sangrar no Ceará subiu para 10 neste mês de janeiro, de acordo com um levantamento do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A maior parte dos reservatórios cheios está localizada na Zona Norte do estado. Além disso, outros três açudes já ultrapassaram os 90% da capacidade e podem transbordar nos próximos dias caso as chuvas continuem.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê mais precipitações para esta quarta-feira (29). O tempo deve variar entre parcialmente nublado e chuvoso nas regiões da faixa litorânea, Maciço de Baturité e Cariri, com possibilidade de trovoadas isoladas. No Sertão Central e Inhamuns, assim como na região Jaguaribana, a previsão também indica chuvas ao longo do dia. Já na região da Ibiapaba, a Funceme aponta baixa possibilidade de precipitações.

A continuidade das chuvas tem contribuído para a recuperação dos reservatórios cearenses, cenário importante para o abastecimento hídrico do estado.

Mais notícias

plugins premium WordPress