Pesquisar

Ceará

Ceará

Ceará sanciona novo plano de carreira para servidores de universidades estaduais

Medida sancionada pelo governador atende a demandas históricas da categoria.
plano de carreira para servidores
A medida beneficia 900 técnicos-administrativos da Uece, Uva e Urca. (Foto: Hiane Braun)

Os servidores técnico-administrativos das universidades estaduais do Ceará têm um novo motivo para comemorar. O governador Elmano de Freitas sancionou, nesta terça-feira (11), a lei que institui o novo plano de cargos e carreiras para os profissionais da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (Urca). A medida torna a remuneração da categoria a melhor de todo o Nordeste.

Valorização e reconhecimento

A nova lei, que beneficia diretamente 900 servidores, atende a diversas demandas da categoria e representa um avanço significativo na valorização profissional. “O Ceará é 1º lugar no Nordeste em melhores salários para os servidores técnico-administrativos das universidades estaduais. Essa conquista cumpre um compromisso firmado na mesa de negociações”, destacou o governador Elmano de Freitas. O aumento no vencimento básico será implementado em duas etapas, em novembro de 2025 e janeiro de 2026.

Conquistas para a categoria

Além do reajuste na tabela salarial, o plano traz outras melhorias importantes, como a progressão automática após o cumprimento do tempo de serviço (e não mais por requerimento) e o aumento em gratificações de desempenho.

Para a reitora da UVA, Izabelle Mont’Alverne, a medida fortalece o quadro de pessoal das instituições. “Esse é um momento importante em prol das nossas universidades”, afirmou. O presidente do sindicato da categoria, Mário Granja, também comemorou: “Agradeço essa valorização por meio dessa reestruturação”.

Mais notícias