Turismo
Turismo
A partir desta segunda-feira (15), começam a valer novas regras para hospedagem em hotéis, pousadas e resorts no Brasil. Uma portaria do Ministério do Turismo reforça que a diária deve corresponder a um período de 24 horas e estabelece novas diretrizes sobre o tempo de limpeza dos quartos e a transparência na hora da reserva.
Embora a diária de 24 horas já fosse prevista em lei, a nova norma traz mais clareza para pontos que geravam confusão. Veja os principais pontos:
As novas diretrizes valem para os meios de hospedagem formais, como hotéis, pousadas, resorts, flats, apart-hotéis, albergues e hostels. Imóveis residenciais alugados por temporadas em plataformas como Airbnb e Booking.com não são afetados pela norma.
Caso o viajante se depare com uma cobrança não informada previamente ou com o descumprimento dos horários, a orientação do especialista é recusar o pagamento e buscar o Procon. A portaria não proíbe a cobrança de taxas por early check-in ou late check-out, desde que esses valores sejam informados com antecedência e não comprometam o tempo de limpeza.