Pesquisar

Ceará

Ceará

Nova linha do VLT ligará Aeroporto ao Castelão em 12 minutos

Obras terão duração de dois anos e devem gerar 350 empregos diretos na construção.
nova linha do VLT
A linha do VLT que chega ao Castelão deve ficar pronta até a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que começa em junho de 2027. (Foto: Sesporte Ceará)

Foi assinada na quinta-feira (24) a ordem de serviço para a construção da nova linha do VLT que ligará o Aeroporto Internacional de Fortaleza à Arena Castelão. Com investimento de R$ 180 milhões, a obra será executada ao longo de dois anos e promete reduzir o tempo de deslocamento entre os dois pontos para apenas 12 minutos, beneficiando milhares de passageiros.

VLT terá duas estações e integração com linhas já existentes

A nova linha do Veículo Leve sobre Trilhos contará com duas estações, localizadas no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e na Arena Castelão. A estimativa é de que até 35 mil passageiros utilizem o novo trecho diariamente. Além disso, o VLT será integrado às linhas Sul, Oeste, Nordeste e à futura Linha Leste, conectando bairros de Fortaleza e municípios vizinhos, como Caucaia, Maracanaú e Pacatuba.

De acordo com o governador Elmano de Freitas, o projeto é estratégico para ampliar o acesso à mobilidade urbana em dias de eventos esportivos e culturais, além de fortalecer o potencial turístico e religioso da região. “Estamos garantindo mais mobilidade urbana para o povo de Fortaleza. Isso é um ganho de qualidade de vida”, afirmou.

Projeto terá 5,1 km e capacidade para 360 passageiros por composição

O novo trecho terá 5,1 km de extensão, sendo 2,7 km em elevado e 2,4 km em nível, com capacidade para transportar 360 passageiros por VLT. Segundo a Secretaria da Infraestrutura, a construção irá gerar aproximadamente 350 empregos diretos e permitirá que a malha metroviária do Ceará atinja 100 km, consolidando-se como a maior do Nordeste.

O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, ressaltou que a nova linha do VLT foi um dos diferenciais que garantiram a escolha de Fortaleza como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, o que reforça a importância da obra para o calendário internacional de eventos.

Mini terminais próximos ao Castelão também estão previstos

Além da linha do VLT, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, anunciou que dois mini terminais serão construídos próximos ao Castelão. A iniciativa tem como objetivo garantir ainda mais conectividade para os usuários do transporte público, fortalecendo o sistema de integração da capital.

Mais notícias

plugins premium WordPress