Pesquisar

Esporte

Esporte

NBB 2025 é lançado em São Paulo com o lema “Nossa Terra tem Basquete”

Nova temporada marca estreia da técnica sérvia Jelena Todorovic no Fortaleza Basquete Cearense, a primeira mulher a comandar uma equipe na história da competição.
NBB 2025
A competição tem início neste sábado (18). (Foto: Fabrício Miguel)

A nova temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) foi lançada oficialmente nesta terça-feira (14) no Salão Nobre do Corinthians, em São Paulo. O evento marcou o início de mais uma edição da principal liga de basquete do país, que terá suas primeiras partidas disputadas no próximo sábado (18).

Sob o lema “Nossa Terra tem Basquete”, a temporada 2025 busca fortalecer a identidade do basquete brasileiro e aproximar ainda mais o público do esporte. A organização da liga destacou que a campanha pretende valorizar a produção nacional e celebrar o talento dos atletas formados no país.

Jelena Todorovic faz história no Fortaleza Basquete Cearense

Um dos grandes destaques do lançamento foi o anúncio da sérvia Jelena Todorovic, de 31 anos, como primeira mulher a comandar uma equipe na história do NBB. A treinadora estará à frente do Fortaleza Basquete Cearense, que estreia diante do Vasco da Gama, neste sábado.

“Estou muito honrada com esse privilégio. Comandar é difícil, é um desafio. Procuro ser a melhor pessoa para liderar os meus atletas. Não importa se você é mulher ou não, importa que você é a melhor pessoa para o cargo. Você tem habilidades de liderança, tem conhecimento e conseguiu o emprego. Agradeço ao basquete brasileiro por me dar essa grande oportunidade”, declarou Jelena.

A técnica, que já atuou como assistente em clubes da Europa e no próprio Fortaleza, traz uma nova perspectiva tática e de gestão de grupo, consolidando um marco para o basquete brasileiro e para a presença feminina no esporte.

Minas e Franca buscam o topo da temporada

Entre os favoritos, o Minas, atual vice-campeão, chega motivado. O técnico Léo Costa destacou o alto nível da disputa e a ambição do clube por um título inédito.

“O clube quer muito esse título. Nós sabemos da dificuldade e do alto nível da competição. Nos últimos anos, o Minas tem sido considerado um dos grandes favoritos, e isso me deixa muito feliz. Não será um processo fácil e queremos nos colocar nessa posição novamente”, disse o treinador.

Do outro lado, o Sesi Franca, atual campeão, busca defender o título. O ala-armador Georginho de Paula afirmou que a equipe está preparada para lidar com a pressão.

“Sabemos da responsabilidade que é e trabalhamos todos os dias para corresponder muito bem. Nosso objetivo é conquistar mais um caneco e fazer história, mas sabemos que não será uma missão fácil”, declarou o jogador.

Mais notícias