Ceará
Ceará
A 32ª edição do Natal Sem Fome, maior campanha de solidariedade do Brasil, entrou em sua reta final de arrecadação no Ceará. Organizada nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania e articulada no estado pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec), a iniciativa precisa de um reforço nas doações para atingir sua meta de 60 toneladas de alimentos até o dia 31 de dezembro.
A campanha ocorre em um momento de contraste. Embora o Brasil tenha saído oficialmente do Mapa da Fome da ONU em 2024, dados da PNAD Contínua (IBGE) mostram que a insegurança alimentar ainda é uma realidade no estado. Cerca de 35,1% dos domicílios cearenses ainda enfrentam algum grau de dificuldade para ter acesso regular a alimentos de qualidade.
Isso significa que, apesar dos avanços, a fome ainda não é uma página virada, e campanhas como o Natal Sem Fome continuam sendo essenciais para apoiar as famílias mais vulneráveis. Nesta edição, cerca de 300 instituições sociais do Ceará estão cadastradas para receber os donativos.
As doações podem ser feitas de duas formas: entregando alimentos não perecíveis em um dos pontos de coleta ou doando qualquer valor, que será revertido na compra de cestas básicas.