Entreterimento
Entreterimento
Em comemoração ao primeiro aniversário do Museu Ferroviário João Felipe, em 17 de novembro, o espaço cultural oferece uma série de visitas mediadas gratuitas, sem necessidade de agendamento, a partes da exposição “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia no Ceará”. Com acesso gratuito, as visitas, denominadas “Trechos” para adultos e “Trechinhos” para crianças, abordam aspectos históricos e sociais da ferrovia no estado e são organizadas em parceria com o Instituto Mirante.
A primeira sessão de “Trechos” ocorre neste sábado (9), das 16h às 16h30, com o tema “A diversidade de trabalhadores da ferrovia e suas funções”. No percurso, os visitantes aprenderão sobre a complexidade das funções ferroviárias e o impacto das tecnologias nas atividades diárias dos trabalhadores.
Programação especial
•Sábado (16): “A seca, os retirantes e sua relação com a ferrovia”, das 16h às 16h30. Aborda o papel das ferrovias no transporte de suprimentos e no deslocamento de retirantes durante períodos de seca.
•Sábado (23): “Ferroviário Atlético Clube, a Oficina do Urubu e os trabalhadores”, das 16h às 16h30. Explora a história das Oficinas do Urubu e sua ligação com a criação do Ferroviário Atlético Clube.
“Trechinhos” para crianças
No domingo (17), data do aniversário do museu, ocorre a “Trechinhos” com o tema “Viagem no tempo”. A atividade oferece uma experiência lúdica, onde as crianças recebem uma maleta e um bilhete simbólico para embarcar em uma viagem pelo acervo, com destaque para a evolução dos transportes, como a Maria Fumaça.
No dia 17, das 14h às 15h, haverá falas institucionais sobre a história do museu e seu acervo, incluindo objetos do antigo Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará.
A exposição “Nos trilhos do tempo” segue em cartaz até o fim de novembro, de quarta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, das 9h às 17h, com entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento. O museu está localizado na Pinacoteca do Ceará, nos antigos galpões da RFFSA.