Pesquisar

Entretenimento

Entretenimento

Museu Ferroviário Fortaleza oferece visitas gratuitas em dezembro

Estação João Felipe promove programação com oficinas, acessibilidade em Libras e visitas mediadas sobre história da ferrovia cearense.
Museu Ferroviário Fortaleza
A programação inclui visita a céu aberto dia 14, visita acessível em Libras dia 20 e visita com oficina de mosaico dia 21. (Foto: João Ferreira)

O Museu Ferroviário Estação João Felipe apresenta programação especial de visitas mediadas gratuitas em dezembro. As atividades incluem oficinas, acessibilidade em Libras e experiências voltadas para todos os públicos. Além disso, a programação acontece nos dias 14, 20 e 21 de dezembro, com entrada gratuita e aberta à comunidade.

Programação de visitas do Museu Ferroviário em dezembro

A primeira visita acontece no domingo (14), das 11h30 às 12h30, com a programação “Museu a céu aberto”, realizada em parceria com a Estação das Artes. Por isso, educadores museais conduzem o público pela história e memória da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe, entregue à sociedade em 1880. Nesse sentido, os visitantes conhecerão a fachada, as placas de inauguração, a Gare, os trilhos, as obras do artista Descartes Gadelha e os sítios arqueológicos. A atividade conta com 30 vagas disponíveis por ordem de chegada.

No sábado (20), o Museu Ferroviário Fortaleza recebe a comunidade surda para visita mediada acessível em Libras à exposição de longa duração “Nos trilhos do tempo. Histórias da Ferrovia do Ceará”. Dessa forma, educadores museais e Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILs) conduzem a ação que integra o programa Ferrovia Acessível, garantindo acesso das pessoas com deficiência ao equipamento.

Última atividade de 2025 com oficina de mosaico

No domingo (21), a última atividade do Museu Ferroviário em 2025 é a visita mediada “Trechos”, sem necessidade de agendamento prévio. O tema desta edição é “Arte entre linhas”, um passeio pelo encontro entre arte e ferrovia por obras que vão do impressionismo ao modernismo. Portanto, o público conhecerá trens, estações e paisagens ferroviárias que inspiraram artistas como Monet, Hopper, Tarsila do Amaral, De Chirico e Turner. A experiência será finalizada com Oficina de Mosaico, com 15 vagas disponíveis por ordem de chegada.

As exposições “Nos trilhos do tempo. Histórias da Ferrovia do Ceará” e “Memórias em Movimento: Entre o Campo, a Estação e a Devoção” seguem em cartaz no Museu Ferroviário Fortaleza e em Senador Pompeu, respectivamente.

Mais notícias