Pesquisar

Turismo

Turismo

Museu do Amanhã completa 10 anos com entrada gratuita e nova exposição

Celebração no dia 17 de dezembro terá a estreia da exposição ‘Oceano’ e a renovação de parte da mostra principal.
Museu do Amanhã
A celebração inclui a estreia da nova exposição temporária e a renovação de parte da mostra principal. (Foto: Albert Andrade)

O Museu do Amanhã, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, comemora uma década de existência na próxima quarta-feira, 17 de dezembro. Para celebrar a data, o museu mais visitado do Brasil terá entrada gratuita durante todo o dia e uma programação especial que inclui a estreia de uma grande exposição e a renovação de parte de sua mostra principal.

Uma década de impacto e a nova exposição ‘Oceano’

Desde sua inauguração em 2015, o museu já recebeu mais de 8 milhões de visitantes. “Esse marco é uma amostra do acolhimento genuíno que o Museu recebeu. E muito nos orgulha o fato de sermos a primeira experiência museal de muita gente”, antecipa Cristiano Vasconcelos, diretor do Museu.

A grande novidade da celebração é a estreia da exposição “Oceano – O Mundo é um Arquipélago”. A mostra propõe uma jornada sensorial pelas profundezas dos mares, com destaque para um esqueleto de orca de sete metros, cedido pelo Museu Nacional, e instalações que simulam a luz e o movimento das águas.

Renovação e olhar para o futuro

Além da nova exposição temporária, o público poderá conferir gratuitamente o resultado da primeira etapa de renovação da mostra principal. O antigo espaço “Antropoceno” dá lugar à sala “Onde Estamos?”, com uma videoinstalação imersiva assinada pelo diretor Estevão Ciavatta Pantoja, que propõe uma reflexão sobre o tempo presente.

Ao longo de dez anos, o museu se consolidou como um centro de debates relevantes, sediando eventos do G20 e projetos como a Cátedra UNESCO de Alfabetização de Futuros.

Mais notícias