A relevância da atuação feminina na aquicultura será o grande destaque do IV Seminário de Biossegurança das Cadeias Produtivas Aquícola e Pesqueira, que acontece de 27 a 29 de agosto, no IFCE – Campus Morada Nova. A edição de 2025 une conhecimento técnico e valorização social, com ênfase no 3º Encontro de Mulheres da Aquicultura, espaço dedicado a dar visibilidade ao protagonismo das mulheres no setor.
O evento reunirá especialistas, produtores e empreendedores de diferentes áreas. Entre os destaques está a palestra da produtora Caroline Lima, do Camarão da Carol, sobre “Empreendedorismo na Aquicultura: na perspectiva da atuação da mulher”.
“Atuar na aquicultura sendo mulher é uma jornada de superação e conquista. Cada passo dado abre portas para outras que também querem empreender no setor”, afirma Caroline.
Para o doutor em Engenharia de Pesca e professor do IFCE Campus Morada Nova, Ítalo Rocha, o Seminário já se consolidou como um espaço estratégico para atualização e fortalecimento do setor:
“Além da atuação da mulher na aquicultura, o evento abordará temas técnicos como o policultivo da tilápia com o camarão, o uso da pele de tilápia na medicina regenerativa, análises de enfermidades em camarões e questões relacionadas ao licenciamento ambiental.”
De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), o Ceará segue como maior produtor de camarão do país, responsável por 55% da produção nacional em 2024 – o equivalente a 110 mil toneladas.
O IV Seminário de Biossegurança das Cadeias Produtivas Aquícola e Pesqueira é uma realização do Instituto Future, da Associação dos Carcinicultores do Perímetro Irrigado de Morada Nova (ACPIMN) e do IFCE – Campus Morada Nova, com patrocínio do Ministério da Agricultura e Pecuária.
IV Seminário de Biossegurança das Cadeias Produtivas Aquícola e Pesqueira
3º Encontro de Mulheres da Aquicultura – Morada Nova
📅 27 a 29 de agosto de 2025
📍 IFCE – Campus Morada Nova