Pesquisar

Entretenimento

Entretenimento

Mostras Sociais do 35º Cine Ceará acontecem nos dias 21 e 22 no Cinema do Dragão

Programação gratuita inclui Mostra Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Mostra Acessibilidade.
Mostras Sociais Cine Ceará
Documentário “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor”, de Alfredo Manevy, será exibido na Mostra Melhor Idade. (Foto: Still/divulgação)

Acontecem agora em outubro as Mostras Sociais do 35º Cine CearáFestival Ibero-americano de Cinema. São elas: Mostra Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Mostra Acessibilidade, voltadas a públicos de instituições sociais e educacionais. As exibições especiais ocorrerão nos dias 21 e 22, na Sala 2 do Cinema do Dragão. Além disso, em paralelo, o festival vai realizar, entre os dias 20 e 24, oficinas de cinema de animação em cinco escolas de Fortaleza e Região Metropolitana.

Programação das Mostras Sociais

No dia 21, às 9h, será realizada a Mostra Melhor Idade, com a exibição do documentário “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor” (dir. Alfredo Manevy, Documentário, 96 min, 2023). Nesse sentido, o filme apresenta vasta pesquisa com arquivos oficiais do próprio Lupicínio, além de depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares.

No dia seguinte (22), a programação segue com a Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, às 8h30, que exibirá “Meu AmigãoZão – O Filme”, voltada ao público infantil de escolas públicas da capital. Por isso, no mesmo dia, às 14h30, será a vez da Mostra Acessibilidade, voltada para pessoas com deficiência e instituições sociais da cidade. A obra exibida será “Saudade fez morada aqui dentro” (Haroldo Borges. Ficção. 107′. Brasil. 2022).

Oficinas de Cinema de Animação

Entre os dias 20 e 24 de outubro, o festival vai realizar oficinas de Cinema de Animação em cinco escolas localizadas em Fortaleza e Região Metropolitana. São elas: Escola Municipal José Alcides Pinto, no bairro Bonsucesso (20/10); Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eugênia de Oliveira, em Maranguape (21/10); EEFM Professor Jociê Caminha de Menezes, na Granja Portugal (22/10); Escola Indígena Anacé Joaquim da Rocha Franco (Pecém), localizada na Grande Aldeia Cauipe (23/10); e Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, situada na Reserva Indígena Taba dos Anacé, no Alto do Garrote (24/10), ambas em Caucaia.

Com mediação do professor e cineasta Telmo Carvalho, os alunos vão aprender sobre a história da animação, as técnicas e os equipamentos básicos utilizados na produção de filmes animados. Desse modo, a parte prática envolverá a criação de um curta-metragem de animação, incluindo as etapas de elaboração do roteiro, criação de personagens e cenários, resultando em um vídeo com aproximadamente um minuto de duração. Ao final da oficina, cada participante receberá uma cópia do filme produzido, um making of e um certificado de conclusão da atividade.

Por fim, toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Serviço – 35° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema

MOSTRAS SOCIAIS
Local: Cinema do Dragão – Sala 2

21/10 às 9h – Mostra Melhor Idade: Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor (Alfredo Manevy. Documentário. 96′. 2023).

22/10 às 8h30 – Mostra O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece: Meu AmigãoZão – O Filme (Andrés Lieban. Animação. 77′. 2022).

22/10 às 14h30 – Mostra Acessibilidade: Saudade fez morada aqui dentro (Haroldo Borges. Ficção. 107′. Brasil. 2022)

Mais notícias