Entreterimento
Entreterimento
O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) realiza, nesta semana, uma programação diversificada e gratuita, voltada para história, música e fotografia, além de inaugurar novas atrações na sala imersiva. Os eventos prometem atrair públicos variados e ocorrem entre os dias 7 e 8 de dezembro.
No sábado (7), das 16h às 18h, o historiador Alisson Freitas conduz uma palestra sobre a trajetória do casarão histórico que abriga o MIS-CE desde 1996. A atividade explora os diferentes usos do espaço, desde sua origem como residência de uma família abastada até sua transformação em museu, conectando a história do edifício à de Fortaleza. A palestra será realizada no auditório do casarão, com 50 vagas disponíveis, preenchidas por ordem de chegada.
No mesmo dia, às 18h, a Camerata de Cordas da UFC, em parceria com o Coral da UECE, apresenta um repertório que inclui clássicos natalinos como “Noite Feliz” e obras eruditas de Vivaldi e Bach. O concerto acontece na Praça do MIS.
No domingo (8), das 15h às 19h, a Feira da Fotografia reúne equipamentos novos e antigos, livros, fotos e outros itens relacionados às artes visuais. Além disso, haverá atividades paralelas:
Ministrada por Keli Pereira e Yan Belém, a oficina explora a fotografia analógica e processos alternativos de revelação utilizando materiais como café e vitamina C. A atividade ocorre das 13h às 16h, com 15 vagas disponíveis mediante inscrição prévia.
Das 16h às 17h30, o fotógrafo Igor de Melo discute o retrato fotográfico e seus elementos essenciais, como luz, figurino e perspectiva. A palestra será realizada na Praça do MIS.
A sala imersiva do MIS apresenta três obras que serão exibidas continuamente: “Aves do Ceará”, “Ontem choveu no futuro” e “Cores que cantam, dragões que se devoram: o universo de Chico da Silva”. Além disso, as exposições físicas “Laboratório dos Sentidos” (casarão) e “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo) continuam em cartaz.