Entretenimento
Entreterimento
O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) recebe, nesta quarta-feira (26), das 16h às 18h, a estreia da obra “KEBRANTO”, dos artistas Jonas Van e Juno B. A exibição, que ocorre na sala imersiva do museu, será acompanhada de uma roda de conversa com os criadores e a curadora Ariana Nuala, mediada por Rafael Damasceno.
Uma viagem sensorial pela mitologia Tupi Guarani
A obra “KEBRANTO” parte da figura do Boitatá, uma serpente de fogo presente na mitologia Tupi Guarani, para criar um universo onírico e visionário. O trabalho mescla paisagens digitais e imagens da floresta amazônica, construindo um tempo cíclico e espiralado, típico dos sonhos. Na narrativa, aqueles que se deparam com os olhos da serpente sofrem uma transformação irreversível, queimando sua retina e esquecendo as ferramentas que os tornaram homens e mulheres.
Os artistas apresentam uma leitura contemporânea do Boitatá como um ancestral dos corpos trans e queer, propondo uma ficção que dialoga com identidade e transformação. A obra, lançada em 2021, já passou por diversas mostras no Brasil, Suíça, Portugal, Estados Unidos e França e, agora, ganha uma adaptação inédita para exibição em 360° na sala imersiva do MIS Ceará.
Primeira exibição no Ceará
Para Juno B, a exibição de KEBRANTO no Ceará tem um significado especial. “Já passamos por festivais na Europa, América do Norte, Ásia e América do Sul, mas exibi-la aqui, onde nascemos e crescemos, é uma marca importante na nossa trajetória. A experiência imersiva do MIS amplia o alcance sensorial da obra, criando novas formas de interação com o público”, afirmou o artista.
Serviço
Local: Sala imersiva do MIS Ceará (andar -2 do Anexo)
Data: 26 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 16h às 18h
Entrada gratuita