Pesquisar

Poder

Poder

Ministro da Saúde anuncia R$ 200 milhões para ampliação de serviços no IJF e Hospital da Mulher

Visita incluiu reuniões sobre ampliação de atendimentos, reformas e redução de filas em unidades de saúde de Fortaleza.
Evandro Leitão acompanhou o ministro Alexandre Padilha durante visita ao canteiro de obras de reforma e modernização das Unidades de Terapia Intensiva do IJF. (Foto: Kiko Silva)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Fortaleza nesta quarta-feira (19) para visitar duas das principais unidades de saúde da capital cearense. Acompanhado do prefeito Evandro Leitão, Padilha iniciou sua agenda com uma reunião no Instituto Dr. José Frota (IJF).

Durante o encontro, foram discutidos ajustes para alinhar o IJF às diretrizes do Governo Federal, incluindo a ampliação do acesso a exames e cirurgias, expansão das áreas de atendimento ambulatorial e fortalecimento dos programas de ensino e pesquisa para formação de novos profissionais. Também foi debatida a atualização do credenciamento do IJF no Sistema Único de Saúde (SUS), visando reajustes nos repasses financeiros.

A programação da visita também incluiu uma vistoria às obras de modernização das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Bloco Principal do IJF, que foram reabertas para a continuidade do projeto de entrega de 30 leitos. De acordo com o ministro, os leitos estarão prontos em junho deste ano, oferecendo uma estrutura renovada para o atendimento de pacientes críticos.

Durante a visita, Padilha anunciou um novo repasse federal para ampliação dos serviços e redução das filas de espera.

“Serão R$ 200 milhões vindos do Governo Federal, do presidente Lula, para custeio, contratações e insumos. Com esse recurso, vão abrir no IJF novas vagas de exames de ressonância magnética”, afirmou o ministro. Segundo ele, a capacidade de realização desse tipo de exame aumentará para 250 por mês.

O prefeito Evandro Leitão destacou a importância da parceria entre os governos para garantir melhorias no atendimento à população.

“Agradeço ao presidente Lula e sua sensibilidade. Os novos investimentos são o resultado do alinhamento entre os governos Federal, Estadual e Municipal. Vamos ampliar a oferta de atendimento em saúde para a população de Fortaleza”, ressaltou.

A superintendente do IJF, Riane Azevedo, enfatizou o impacto positivo da integração entre as redes de assistência pública.

“A integração das estratégias e das redes de assistência pública em saúde da Prefeitura e dos governos estadual e federal tem reflexo direto na melhoria dos atendimentos no IJF, especialmente para jovens trabalhadores vítimas de colisões de trânsito, donas de casa com fraturas decorrentes de quedas em acidentes domésticos e crianças em tratamento de queimaduras, que estão entre os principais perfis de atendimento na emergência.”

Hospital da Mulher
Após a agenda no IJF, o ministro visitou as instalações do Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher), unidade de referência no atendimento materno e cirúrgico. Durante a inspeção, Padilha reforçou o compromisso do Governo Federal em reduzir o tempo de espera por cirurgias ginecológicas.

“Cerca de 600 mulheres estão em fila, precisamos investir em ações que reduzam o tempo de espera por atendimento especializado. A integração do Governo Federal, com o presidente Lula, o Governo Estadual, com o governador Elmano de Freitas, e o Governo Municipal, com o prefeito Evandro Leitão, traz novos investimentos e novos projetos”, afirmou o ministro.

O Hospital da Mulher conta com aproximadamente 160 leitos, duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), um centro cirúrgico e obstétrico com oito salas de cirurgia, uma UTI Neonatal, um Centro de Parto Normal (CPN) com quatro salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP) e quatro salas de observação. A unidade também dispõe de uma Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano.

Além da estrutura assistencial, o hospital possui um centro de estudos e pesquisas, um centro ecumênico e um auditório. Os serviços prestados são organizados em cinco eixos: Materno-Infantil e Neonatal, Traumatológico, Cirúrgico, Clínico e Terapia Intensiva Adulta.

Somente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o hospital realizou mais de 800 cirurgias. Com os investimentos anunciados e a ampliação dos serviços, a expectativa é que as unidades de saúde possam atender a um maior número de pacientes.

Mais notícias

plugins premium WordPress