Entretenimento
Entreterimento
O Theatro José de Alencar, por meio da Galeria Ramos Cotoco, recebe a exposição “O Ceará de José de Alencar: Xilogravuras de Mestre João Pedro do Juazeiro”, que celebra a cultura nordestina e a identidade cearense. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 25 de março, disponível para visitação de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 19h.
Xilogravura e identidade cearense
A exposição apresenta um olhar artístico sobre a obra “Iracema”, de José de Alencar, destacando as tradições do sertão e figuras emblemáticas como Padre Cícero Romão Batista. As xilogravuras do Mestre João Pedro do Juazeiro resgatam a riqueza cultural do Ceará, unindo literatura, arte e história em uma experiência imersiva.
Além de homenagear José de Alencar, a mostra também presta tributo ao pesquisador e escritor cearense Gilmar de Carvalho (in memoriam), um dos grandes defensores da cultura popular nordestina. O evento também faz parte das celebrações pelos 299 anos da cidade de Fortaleza, reafirmando seu papel no cenário cultural brasileiro.
Sobre o artista
João Pedro do Juazeiro, nascido em Ipaumirim (CE), em 1964, é xilógrafo, poeta cordelista, escritor, editor e arte-educador. Ocupando a cadeira 23 da Academia de Letras do Brasil, ele já recebeu diversas premiações, incluindo o Prêmio de Xilogravura do Salão Norman Rockwell da Gravura e do Desenho (1999).
Criador do Xilocordel (2002), já expôs e ministrou oficinas na Alemanha, França, Portugal e Cabo Verde, além de diversas regiões do Brasil. Foi reconhecido como Tesouro Vivo da Cultura Popular do Ceará e homenageado como Mestre da Cultura do Ceará em Xilogravura e Cordel.
Serviço
Local: Galeria Ramos Cotoco / CENA TJA (Rua 24 de Maio, 600, Centro, Fortaleza)
Visitação: Até 25 de março
Horários: Terça a sexta, das 9h às 19h | Sábados e domingos, das 14h às 19h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Mais informações podem ser obtidas no site e nas redes sociais do Theatro José de Alencar.