+ Notícias
+ Notícias
O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) emitiu nesta quinta-feira (31) uma nota reafirmando a importância e a eficácia da mamografia no rastreamento do câncer de mama. A manifestação surge após a circulação de depoimentos médicos online que associam o exame a possíveis riscos de saúde.
De acordo com o CBR, a mamografia é essencial para a detecção precoce de alterações mamárias, aumentando as chances de cura e reduzindo a necessidade de intervenções invasivas. A entidade assegura que o exame é seguro e eficiente, seguindo protocolos internacionais e supervisão de especialistas, podendo identificar lesões antes de se tornarem palpáveis, o que pode elevar as chances de cura a até 98%.
O colégio ainda orienta que, em casos de mamas densas, um segundo exame complementar, como ultrassonografia ou ressonância, pode ser necessário. A recomendação é de realização anual do exame para mulheres acima de 40 anos.
Além disso, o CBR alerta para a fila de espera de mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS), que chega a 77 mil pacientes, com tempo médio de espera superior a 80 dias, indicando que o problema pode ser subestimado devido a subnotificações.