+ Notícias
+ Notícias
O Ministério da Educação (MEC) antecipou para esta quinta-feira (14) a divulgação dos gabaritos e cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem). A previsão inicial era para a próxima quarta-feira (20), mas o ministro Camilo Santana anunciou a mudança no domingo. O material pode ser acessado no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os gabaritos estão organizados por cor dos cadernos (verde, cinza, azul e amarelo) e pelos dias de aplicação (3 e 10 de novembro). Uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza e não será considerada no cálculo da proficiência. Os itens cancelados variam conforme o caderno: questão 124 no verde, 100 no cinza, 129 no azul e 102 no amarelo.
As versões dos gabaritos adaptadas para leitores de tela estão disponíveis para deficientes visuais. Com tecnologia assistiva, o software transforma o texto em fala, permitindo o acesso ao conteúdo.
Para os inscritos que não puderam comparecer aos dois dias de prova por motivos logísticos ou de saúde, o prazo para solicitar reaplicação termina às 23h59 desta sexta-feira (15). As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Os resultados finais do exame estão previstos para 13 de janeiro de 2025.
Até o fim de novembro, o Inep divulgará a lista dos estudantes de escolas públicas que receberão a parcela extra de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, que será depositada na conta poupança do estudante na Caixa Econômica Federal. Os participantes do programa puderam realizar o Enem gratuitamente em 2024.
A edição deste ano do Enem ocorreu em 1.753 municípios, com 4.325.960 inscritos. A presença foi de 73,4% no primeiro dia e 69,4% no segundo dia de provas, realizadas em 10.776 locais.