Pesquisar

Ceará

Ceará

Matrículas para escolas estaduais de Fortaleza começam nesta segunda (15)

Processo será online, com novo aplicativo como principal novidade; Seduc divulgou calendário para veteranos, novatos e alunos da rede municipal.
Spaece Ceará 2024
O ano letivo 2026 terá início em 4 de fevereiro. (Foto: Seduc)

As matrículas para o ano letivo de 2026 na rede estadual de ensino em Fortaleza começam nesta segunda-feira (15). O processo, que vale tanto para o tempo parcial quanto para o integral, será realizado exclusivamente pela internet. A principal novidade deste ano é o aplicativo “Matrícula Online SEDUC-CE”, já disponível para Android e iOS.

Novidade: Matrícula por Aplicativo

Desenvolvido em parceria com a Etice, o novo aplicativo busca facilitar o processo para pais e alunos. Além do app, as matrículas podem ser feitas pelo computador, no site oficial do Sistema de Matrícula Online da Seduc.

Para garantir que todos tenham acesso, as escolas da rede estadual disponibilizarão computadores e darão suporte a quem precisar de auxílio para realizar o procedimento. A Seduc também publicou uma cartilha com o passo a passo e todas as informações necessárias.

Etapas e Prazos para Matrícula

O processo é dividido em fases, com prazos diferentes para cada grupo de estudantes.

  • Alunos Veteranos (15 a 31 de dezembro): A matrícula para quem já estuda na rede é automática, mas pais ou responsáveis devem acompanhar o processo junto à escola.
  • Público Prioritário (15/12 a 14/01): Para garantir a equidade, estudantes com deficiência (PcD), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades/Superdotação, além de dependentes de mulheres vítimas de violência e jovens em vulnerabilidade social, têm um período exclusivo. A efetivação da matrícula para este grupo será divulgada em 15/01.
  • Alunos Novatos de EEEPs (9 a 17 de dezembro): As inscrições para as Escolas Estaduais de Educação Profissional da capital já estão abertas.
  • Alunos Novatos e da Rede Municipal (15/12 a 21/01): Estudantes que vêm de escolas particulares, de outros estados, ou que desejam retornar aos estudos em escolas regulares (tempo parcial ou integral) e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) devem realizar o cadastro neste período.

O ano letivo de 2026 na rede estadual terá início no dia 4 de fevereiro. A matrícula pode ser feita pelo próprio estudante (maior de 18 anos) ou por um responsável legal.

Mais notícias