+ Notícias
+ Notícias
Mais de 20 mil fiéis se reuniram nesta quarta-feira (23) na Praça Santa Marta, no Vaticano, para prestar as últimas homenagens ao papa Francisco. O corpo do pontífice foi colocado em velório aberto na Basílica de São Pedro, com acesso permitido ao público até sexta-feira (25).
Segundo informações da Santa Sé, o caixão foi posicionado diante do Altar da Confissão, onde o coro vaticano entoou a Ladainha dos Santos, em latim, como parte do rito de repouso da alma. A breve liturgia foi conduzida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrel e incluiu a leitura de trechos do Evangelho de João, centrando-se na mensagem de amor de Jesus Cristo por seus discípulos.
A visitação pública ao corpo do papa ocorre nos seguintes horários:
Quarta-feira (23): das 11h à meia-noite
Quinta-feira (24): das 7h à meia-noite
Sexta-feira (25): das 7h às 19h
O funeral do papa Francisco foi marcado para o próximo sábado (26), às 10h (horário local), com missa solene celebrada no átrio da Basílica de São Pedro. O rito será presidido pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Após a missa, o corpo do pontífice será conduzido para a Basílica de Santa Maria Maior, local escolhido por ele mesmo para ser sepultado. A cerimônia também marcará o início oficial do período de nove dias de luto, conhecido como Novendiali, uma tradição litúrgica em honra aos papas falecidos.
Os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, que simbolizam as despedidas solenes, ocorrerão ao final da missa de exéquias. Líderes religiosos, chefes de Estado e representantes de diversas nações são esperados para acompanhar as cerimônias fúnebres, que terão transmissão ao vivo pela mídia internacional.