Pesquisar

Ceará

Ceará

Mais de 11 mil internos participam do Encceja PPL 2024 no Ceará

Exame nacional para internos representa oportunidade de certificação e remição de pena, com foco na ressocialização.
As provas são aplicadas nesta terça (28) e quarta-feira (30). (Foto: Pablo Pedraza)

Nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29), 11 mil internos do sistema prisional do Ceará realizam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL 2024). A prova, promovida pelo Inep, é aplicada em 24 unidades prisionais na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do estado, oferecendo aos internos a chance de obter certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Os exames ocorrem em dois períodos: das 9h às 13h e das 15h às 20h. Divididas em quatro áreas, as provas cobrem matérias do Ensino Fundamental, como Ciências Naturais, Matemática e Língua Portuguesa, e, no Ensino Médio, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos, além da Redação. Participam 150 professores e coordenadores no apoio à aplicação.

Os internos aprovados podem obter remição de pena, com redução de até 177 dias para o Ensino Fundamental e 133 dias para o Ensino Médio, segundo a Resolução 391/2022 do Conselho Nacional de Justiça. O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, destacou a importância do Encceja PPL para a transformação pessoal dos detentos, incentivando a educação como um caminho para a reintegração. Os resultados estão previstos para dezembro.

Mais notícias

plugins premium WordPress