O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca mais uma vez no Ceará nesta sexta-feira, dia 18 de julho, para visitar as obras da Ferrovia Transnordestina, em Missão Velha, ao lado do governador Elmano de Freitas. Muitos políticos que estão na Região do Cariri, por causa da Expocrato 2025, devem acompanhar a comitiva de Lula.
Em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV nesta quinta-feira, dia 17, Lula fez um discurso duro sobre o tarifaço promovido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil. Chamou a carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos de “chantagem inaceitável”.
Lula afirmou que o governo brasileiro realizou mais de dez reuniões com o governo dos Estados Unidos e que encaminhou, no dia 16 de maio, que não foi respondida.
O petista também defendeu o judiciário brasileiro e afirmou que tentar interferir na justiça brasileira é “um grave atentado à soberania nacional”, quando Trump tenta usar a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros golpistas que respondem no STF por tentativa de golpe de Estado no Brasil.