O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou nesta quarta-feira, dia 16 de julho, projeto que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), havia dito que, se Lula não emitisse um posicionamento sobre o tema, o parlamentar promulgaria a proposta. O Congresso Nacional vai analisar o veto de Lula. Os parlamentares podem manter ou derrubar a decisão do presidente e, se derrubar a decisão, o projeto passa a valer no Brasil.
Nesta quinta-feira à noite, dia 17, Lula fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão para tratar do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros. A declaração já foi gravada e será exibida no momento em que o governo brasileiro intensifica os esforços diplomáticos para reverter ou atenuar a medida norte-americana. O aumento das tarifas, anunciado por Trump em 9 de julho, afeta diretamente setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio, siderurgia e manufaturas industriais.
Lula vem ao Ceará, nesta sexta-feira, dia 18, para uma visita às obras da Ferrovia Transnordestina, em Missão Velha, na Região do Cariri. O governador Elmano de Freitas e vários políticos cearenses acompanham mais uma visita do presidente da República ao Estado.