Poder
Poder
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ocupava o cargo desde janeiro de 2023. O novo titular da pasta será Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, que retorna ao Ministério da Saúde após comandá-lo entre 2011 e 2014.
Mudança na equipe ministerial
A troca foi anunciada nesta terça-feira (25), após reunião entre Lula e Nísia Trindade no Palácio do Planalto. Em nota oficial, o governo agradeceu o trabalho desempenhado pela ministra à frente da pasta e confirmou que Padilha tomará posse no dia 6 de março.
Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Saúde Pública pela Unicamp, Alexandre Padilha tem trajetória consolidada na gestão pública. Além de ter sido ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff, ocupou a pasta de Relações Institucionais nos governos Lula e Fernando Haddad, em São Paulo. Atualmente, está licenciado do cargo de deputado federal pelo PT de São Paulo.
Despedida e legado de Nísia Trindade
Antes da formalização da saída, Nísia Trindade participou de uma cerimônia no Palácio do Planalto para anunciar a produção da vacina nacional contra a dengue. Em tom de despedida, a ex-ministra pediu uma salva de palmas aos secretários do ministério e foi ovacionada por servidores.
Durante sua gestão, Nísia destacou avanços na reestruturação do SUS, a ampliação da cobertura vacinal após anos de queda, e a garantia da gratuidade de 100% dos medicamentos do programa Farmácia Popular. Antes de assumir o ministério, foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cargo que ocupava desde 2017.