Poder
Poder
Nesta sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma série de exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. De acordo com o boletim médico divulgado pela equipe hospitalar, o quadro do presidente é estável e ele está apto para retomar sua rotina de trabalho na capital. Uma nova avaliação está programada para ocorrer em cinco dias, dando continuidade ao acompanhamento médico.
No último sábado (19), Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, onde reside oficialmente. Durante o incidente, ele bateu a cabeça e teve que levar cinco pontos na nuca. Exames de imagem realizados após a queda indicaram uma pequena hemorragia no cérebro, e, por precaução, a equipe médica recomendou que o presidente evitasse viagens de longa distância. Em razão disso, Lula cancelou sua presença na Cúpula de Líderes do Brics, que ocorre em Kazan, na Rússia, e não comparecerá ao segundo turno das eleições municipais em São Paulo, onde vota em São Bernardo do Campo.
Além disso, Lula também não participará da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade em Cali, na Colômbia, evento que ocorre até 1º de novembro. O presidente, que frequentemente marca presença em atos de campanha de aliados, também estará ausente desses compromissos no fim de semana.
O boletim médico do Hospital Sírio-Libanês informou que os exames realizados nesta sexta-feira não mostraram alterações significativas em relação aos anteriores, reforçando que o presidente pode manter suas atividades diárias em Brasília. Lula continua sob os cuidados do seu médico pessoal, Roberto Kalil Filho, e da médica da Presidência, Ana Helena Germoglio. A equipe médica segue monitorando de perto seu estado de saúde para garantir sua plena recuperação.