Poder
Poder
Durante um ato realizado nesta segunda-feira (7) no bairro Benfica, em Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) foi lançada como pré-candidata ao Senado Federal. O evento, promovido pela ala interna Campo de Esquerda do partido, inicialmente visava debater as candidaturas para o Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores no Estado e na Capital.
Na ocasião, o Campo de Esquerda definiu a vereadora Adriana Almeida como candidata à presidência estadual do PT e a vereadora Mari Lacerda como nome para concorrer à presidência municipal da sigla em Fortaleza. A eleição interna está prevista para o mês de julho deste ano.
Em relação à pré-candidatura, Luizianne declarou que “é um processo da gente fazer essa discussão dentro e fora do partido”, sinalizando que o debate sobre sua possível candidatura ao Senado será ampliado para além do campo partidário.
O nome de Luizianne soma-se ao do deputado federal José Guimarães (PT), também ventilado como possível candidato ao Senado. Guimarães já recebeu apoio público do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Ambos integram a base aliada do governador Elmano de Freitas.
Outros nomes cogitados para as duas vagas que estarão em disputa ao Senado em 2026 incluem Chiquinho Feitosa (Republicanos), Eunício Oliveira (MDB), Júnior Mano (PSB), Domingos Filho (PSD) e Chagas Vieira, atual secretário da Casa Civil do Estado.