Esporte
Esporte
O pugilista brasileiro Luiz “Bolinha” Oliveira estreou com vitória nesta terça-feira (1º) na etapa da Copa do Mundo de Boxe, realizada pela primeira vez no Brasil, em Foz do Iguaçu (PR). Competindo na categoria até 60 kg, o brasileiro venceu por decisão unânime (5 a 0) o cazaque Talgat Syrymbetov e garantiu vaga na próxima fase do torneio.
Com o resultado, Bolinha se junta aos compatriotas Wanderley Pereira (80 kg) e Isaías Filho (90 kg), que já haviam se classificado na segunda-feira (31). A competição reúne 140 atletas de 19 países, entre eles 16 brasileiros, e tem transmissão ao vivo no canal do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no YouTube.
A etapa paranaense é a primeira de uma série de quatro torneios da Copa do Mundo de Boxe que acontecerão ao longo de 2025. Os eventos contam pontos no ranking mundial da modalidade, o qual é um dos critérios para a classificação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Outros dois brasileiros entraram em ação nesta terça, mas foram eliminados. O medalhista de bronze em Tóquio 2020, Abner Teixeira (+90 kg), foi derrotado pelo norte-americano Kelvin Watts. No feminino, Tatiana Chagas (54 kg) perdeu para a italiana Sirine Charaabi.
A delegação feminina brasileira conta com as atletas Radija Gama (48 kg), Caroline Almeida (51 kg), Tatiana Chagas (54 kg), Jucielen Romeu (57 kg), Rebeca Santos (60 kg), Beatriz Soares (65 kg), Queila Américo (70 kg) e Viviane Pereira (75 kg). Já a equipe masculina é composta por Michael Douglas Trindade (55 kg), Luiz Gabriel Oliveira (60 kg), Yuri Falcão (65 kg), Cristiano Pereira (70 kg), Kauê Belini (75 kg), Wanderley Pereira (80 kg), Isaias Filho (90 kg) e Abner Teixeira (+90 kg).