Turismo
Turismo
Um estudo da BookRetreats elegeu Lisboa como o destino mais feliz para turistas. A pesquisa Holiday Happiness Index, desenvolvida com orientação da psicóloga Natalie Dattilo-Ryan, da Escola de Medicina de Harvard, analisou 47 cidades e identificou cinco fatores-chave de bem-estar: luz solar, sono de qualidade, dieta saudável, tempo na natureza e prática de exercícios.
A capital portuguesa ficou no topo ao combinar história e modernidade em suas ruas, além de oferecer 2.828 horas de sol por ano e 49 m² de área verde por habitante. O levantamento ainda destacou que quase 10% dos restaurantes da cidade oferecem opções saudáveis, com pratos tradicionais e frutos do mar frescos.
Mesmo com ruas íngremes, Lisboa foi considerada fácil de explorar a pé, o que reforçou sua posição como o destino mais feliz do mundo.
A Finlândia, já considerada o país mais feliz do mundo pelo relatório da ONU, colocou Helsinque na segunda posição do ranking. A cidade se destacou pelos parques urbanos, trilhas e 126 m² de área verde por pessoa, além de baixos índices de ruído e poluição luminosa.
Em terceiro lugar, apareceu Orlando, nos Estados Unidos, conhecida mundialmente pelos parques temáticos, mas também valorizada pela oferta de 148 áreas de lazer e pelo contato com a natureza, incluindo passeios de caiaque e trilhas.
Na quarta posição, Atenas, na Grécia, foi lembrada por sua acessibilidade a pé e pelo clima seco e ensolarado, com 2.773 horas de sol anuais. A proximidade de marcos históricos, como a Acrópole e o Estádio Panatenaico, reforçou sua presença na lista.
Fechando o ranking, Edimburgo, na Escócia, destacou-se pelos 144 parques que cobrem quase metade da área da cidade, pelas caminhadas entre pontos turísticos e pela oferta de restaurantes com opções saudáveis.