Poder
Poder
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta terça-feira (29) o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como seu candidato oficial à presidência da Casa para a eleição em 1º de fevereiro de 2025. Durante o anúncio, feito em Brasília, Lira destacou a capacidade de Motta em construir consensos no Parlamento, ressaltando sua experiência e compromisso com o diálogo. “Estou convicto de que o deputado Hugo Motta tem as melhores condições políticas de construir convergências no parlamento”, afirmou Lira.
Hugo Motta, deputado federal desde 2011, tem trajetória marcada pela atuação como relator da PEC do Orçamento de Guerra, durante a pandemia, e como presidente da CPI da Petrobras, em 2015, período intenso da operação Lava Jato. Médico de formação e natural de João Pessoa, o deputado é membro do Republicanos, partido próximo à Igreja Universal do Reino de Deus.
Lira também mencionou outros possíveis candidatos, como Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Britto (PSD-BA), e reforçou a importância de um processo eleitoral pautado pelo diálogo entre parlamentares. Lira destacou que não pretende interferir nas aspirações legítimas dos candidatos, mas enfatizou a necessidade de governabilidade: “Conversei com todos de maneira aberta e franca. Sem governabilidade, quem sofre é o país e a população”, disse.