Turismo
Turismo
A LATAM Airlines Brasil confirmou a prorrogação da rota Fortaleza–Lisboa até 26 de março de 2026, ampliando a conexão direta do Ceará com a Europa. A operação, que inicialmente encerraria em outubro de 2025, continuará com três voos semanais a partir de outubro, às segundas, terças e quintas-feiras, com aeronaves Boeing 787.
O anúncio foi feito após a empresa registrar uma média de ocupação de 82% nos primeiros meses da rota, o que reforça o potencial turístico e logístico do Ceará. Com tempo estimado de voo de sete horas e trinta minutos, o trajeto é um dos mais estratégicos para o Aeroporto Internacional de Fortaleza, consolidando o Estado como uma das principais portas de entrada do Brasil para a Europa.
Benefícios econômicos e estratégicos
Segundo o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, “a ampliação do voo entre Fortaleza e Lisboa reforça nossa presença internacional cada vez mais forte no cenário da aviação internacional. Essa conexão direta com a Europa impulsiona o turismo, dinamiza a economia e amplia as oportunidades de negócios e de exportação de nossos produtos. É mais um avanço fruto do trabalho articulado pelo governador Elmano de Freitas, com foco na alta estação e nos mercados prioritários”.
Além do impacto positivo no setor de turismo, a logística de exportação também será beneficiada. A LATAM Cargo terá maior capacidade para o envio de produtos perecíveis ao mercado europeu, o que amplia a competitividade da produção local. Nos três primeiros meses de operação, foram transportadas mais de 230 toneladas de frutas, com destaque para o mamão.
A continuidade da rota fortalece a posição de Fortaleza como um hub internacional e deve impulsionar ainda mais o fluxo de visitantes e a movimentação econômica ao longo da alta estação.