Ceará
Ceará
A Kroma Energia realizou, na última semana, ações sociais voltadas para as comunidades próximas ao Vale do Jaguaribe, no Ceará. Na quarta-feira (11), a empresa doou 300 brinquedos para o Natal das crianças organizado pela Prefeitura de Jaguaruana, contemplando moradores de comunidades como Serra Dantas, Bela Vista, Açude do Coelho e Cabeço Branco. No dia anterior (10), a companhia também doou 150kg de alimentos e 140 brinquedos à Fundação Onça Preta, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.
As ações fazem parte da estratégia da empresa em se aproximar das comunidades onde está sendo construído o Complexo Solar Arapuá, empreendimento com capacidade instalada de 250 MWp e previsão de início das operações comerciais no primeiro trimestre de 2026.
Desde o início de seus investimentos na região, a Kroma Energia busca fomentar o desenvolvimento socioeconômico local. Em outubro, a empresa iniciou a preparação do terreno para a construção do complexo e realizou uma reunião com moradores para apresentar o plano de ação da obra.
Além disso, a Kroma, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), cadastrou 740 currículos de moradores locais para futuras vagas de emprego relacionadas à construção do empreendimento, que deve gerar 800 a 1.000 postos de trabalho diretos e indiretos.
Localizado em uma área de 404 hectares, no município de Jaguaruana, o Complexo Solar Arapuá terá capacidade de produzir cerca de 537 GWh por ano, energia suficiente para abastecer mais de 290 mil residências. Este é o mais recente projeto da Kroma Energia no Ceará, consolidando a presença da empresa no setor de energias renováveis e reafirmando seu compromisso com práticas sustentáveis e a integração com as comunidades locais.