Justiça social e desenvolvimento: caminhos para uma só Fortaleza

Artigo assinado por Evandro Leitão, 50º prefeito de Fortaleza.
Prefeito Evandro Leitão assina primeiro artigo como chefe do executivo municipal e reforça compromisso com o cidadão fortalezense. (Foto: Divulgação)

Iniciar um mandato como prefeito de Fortaleza, uma cidade de tantas belezas e desafios, é uma missão que assumo com determinação e otimismo. Nossa Fortaleza é vibrante, criativa e diversa, mas também carrega desigualdades que não podem mais ser ignoradas. Entre 2025 e 2028 trabalharemos para aproximar o sonho de uma cidade mais justa e desenvolvida em realidade. Em transformar nossa capital em uma só Fortaleza.

Fortaleza é o maior PIB do Nordeste, mas ocupa a terceira posição entre as capitais mais desiguais da região​. Essa disparidade exige de nós um compromisso inabalável com a inclusão social. Vamos priorizar políticas que alcancem a juventude da periferia, reconhecendo o potencial extraordinário desses jovens, com projetos que criarão oportunidades reais de emprego e empreendedorismo​.

A cultura será parte fundamental para essa transformação. Vamos investir na economia criativa, promovendo a arte e a cultura como ferramentas de transformação social, especialmente nas comunidades e territórios, com linguagens identificadas com cada bairro da cidade.

Educação é outro ponto central. Hoje, milhares de crianças aguardam vagas em creches, e Fortaleza está abaixo da média nacional nesse quesito​. Vamos trabalhar para mudar esse quadro, ampliando o número de creches com o apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, e investindo na alfabetização na idade certa. Nosso objetivo é assegurar que cada criança tenha acesso à educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.

Outra demanda importante nesta área é ampliar nosso número de escolas em regime de tempo integral, o que será fundamental para melhorar nossos índices aos patamares que o Ceará ostenta como um todo.

Enfrentaremos um desafio enorme na saúde, já que mais de 80% da população depende exclusivamente do SUS e vivemos um cenário de precariedade nos serviços, com dívidas, falta de insumos, atrasos de pagamentos e suspensão de atendimentos e procedimentos. Vamos reorganizar toda a rede e fortalecer a atenção básica, expandir a Estratégia Saúde da Família e ativar serviços como o atendimento em horário estendido nos postos de saúde. A saúde mental também será prioridade, com mais Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e suporte especializado para crianças com TEA​ e síndrome de down, por meio do Espaço Girassol, que acolherá esses jovens em todas as regionais de Fortaleza.

E para promover uma cidade mais acolhedora, também investiremos na segurança pública e na limpeza urbana, que caminharão juntas. Vamos ampliar os programas de videomonitoramento e fortalecer a atuação integrada da Guarda Municipal com as demais forças de segurança. Logo nos primeiros dias da gestão, faremos um mutirão de limpeza para acabar com os pontos de lixo. Vamos lançar iniciativas que valorizam a reciclagem e a educação ambiental, garantindo espaços públicos mais agradáveis e saudáveis.

Todo esse esforço será possível graças ao nosso secretariado capacitado e comprometido com o bem-estar dos fortalezenses. Juntos, queremos que Fortaleza seja uma referência em transparência e eficiência na gestão pública.

Para as transformações acontecerem, também é necessária uma articulação estratégica com os governos estadual e federal. O apoio do governador Elmano de Freitas e do presidente Lula será fundamental para avançarmos em programas sociais, infraestrutura e políticas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida​​. Por fim, a boa relação com a Câmara Municipal e os vereadores colaborando para o bem da cidade será outro ponto de apoio essencial.

Entre desafios e oportunidades, nossa cidade tem tudo para se reinventar e ser um exemplo de desenvolvimento sustentável e humano. Fortaleza não será apenas uma cidade melhor: será uma cidade para todos e todas.

Mais notícias

plugins premium WordPress