Ceará
Ceará
O município de Juazeiro do Norte apresentou uma redução nos casos de gravidez na adolescência. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde na última quarta-feira (16), houve uma queda de aproximadamente 39% nos casos registrados entre janeiro e agosto deste ano.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, no último quadrimestre de 2023, o município registrou 131 casos de gravidez entre adolescentes de 10 a 19 anos. Esse número caiu para 118 entre janeiro e abril de 2024, e reduziu ainda mais para 113 no período de maio a agosto.
O Ministério da Saúde destaca que 66% das gestações na adolescência são indesejadas, muitas vezes ocorrendo devido à desinformação, falta de apoio familiar e comunitário e acesso limitado a métodos contraceptivos. O informativo da pasta aponta que a falta de planejamento reprodutivo contribui significativamente para a alta incidência de maternidade precoce.
Entre as iniciativas desenvolvidas pelo Município estão projetos de educação em saúde, o Programa Saúde na Escola, ações de planejamento familiar com oferta de métodos contraceptivos e o acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde.