Esporte
Esporte
Após conquistar o título do Challenger 175 de Phoenix, nos Estados Unidos, João Fonseca já tem definido seu primeiro adversário no Masters 1000 de Miami. O carioca de 18 anos, que nesta segunda-feira (17) subiu para a 60ª colocação do ranking da ATP, enfrentará o norte-americano Learner Tien, de 19 anos, na primeira rodada.
O duelo marca o reencontro entre os dois jovens tenistas, que decidiram a final do Next Gen ATP Finals, em dezembro. Na ocasião, Fonseca venceu e se sagrou campeão do torneio que reúne os melhores jogadores sub-20 do mundo.
A chave principal do Masters 1000 de Miami tem início na quarta-feira (19), mas a data e o horário da estreia do brasileiro ainda serão definidos.
Ascensão meteórica e temporada vitoriosa
Fonseca tem sido um dos destaques do circuito neste início de 2025. O jovem iniciou o ano na 145ª posição do ranking e desde então já soma três títulos: Challenger 125 de Camberra, ATP 250 de Buenos Aires e o recente Challenger 175 de Phoenix.
No último domingo (16), ele venceu a decisão contra o cazaque Alexander Bublik (82º do mundo) por 2 sets a 0 (7/6(5) e 7/6(0)), garantindo mais uma conquista e subindo 20 posições no ranking.
Histórico recente no circuito
Em janeiro, Fonseca entrou no top 100, tornando-se o segundo jogador mais jovem a alcançar essa marca na atualidade, atrás apenas do espanhol Carlos Alcaraz. Na sequência, ele disputou o Aberto da Austrália, onde surpreendeu ao derrotar na estreia o russo Andrey Rublev, então número 9 do mundo.
Em fevereiro, conquistou seu primeiro título de nível ATP, ao vencer o ATP 250 de Buenos Aires. No ATP 500 do Rio Open, acabou eliminado na estreia pelo francês Alexandre Müller, que posteriormente chegou à final.
Preparação para Miami
Antes do Challenger de Phoenix, Fonseca disputou o ATP 1000 de Indian Wells, onde venceu o britânico Jacob Fearnley na primeira rodada, mas caiu diante de Jack Draper na fase seguinte. O britânico seguiu firme no torneio e acabou se sagrando campeão, derrotando Holger Rune na final.
Se avançar na estreia em Miami, Fonseca pode ter um reencontro com Andrey Rublev na fase de oitavas de final. Além da boa fase, o jovem já acumula cerca de R$ 1,9 milhão em premiações somente em 2025, consolidando-se como uma das promessas do tênis mundial.