Esporte
Esporte
A seleção japonesa assegurou vaga na Copa do Mundo de 2026 nesta quinta-feira (20) ao vencer o Bahrein por 2 a 0, em partida válida pelas Eliminatórias Asiáticas, no Saitama Stadium, nos arredores de Tóquio. Com o resultado, o Japão chegou a 19 pontos e se garantiu no Mundial com três rodadas de antecedência, liderando com folga o Grupo C da competição.
Os gols da vitória foram marcados por Daichi Kamada e Takefusa Kubo, diante de um público estimado em 60 mil torcedores. A seleção japonesa não pode mais ser alcançada pelas demais equipes da chave, que conta com Austrália, Arábia Saudita, Indonésia, Bahrein e China.
Oitava participação consecutiva
Com a classificação, o Japão disputará sua oitava Copa do Mundo consecutiva, desde sua estreia no torneio, em 1998, na França. A seleção se junta aos Estados Unidos, México e Canadá, países-sedes do torneio, que já tinham vaga garantida.
Mundial ampliado
A edição de 2026 será a primeira com 48 seleções, distribuídas em 16 grupos de três equipes. O torneio será realizado de 11 de junho a 19 de julho e terá 80 partidas, um aumento de 25% em relação às edições anteriores, que contavam com 32 participantes.