Esporte
Esporte
O brasileiro Ítalo Ferreira venceu, neste domingo (16), a etapa de Abu Dhabi da Liga Mundial de Surfe (WSL), a segunda da temporada 2025 e a primeira realizada no Oriente Médio. Na final, o campeão olímpico superou o indonésio Rio Waida com uma pontuação de 17.27 contra 14.50, em disputa realizada na maior piscina de ondas artificiais do mundo. Com a conquista, Ítalo assumiu a liderança do ranking mundial, com 16.085 pontos, seguido pelo havaiano Barron Mamiya (11.330) e pelo paulista Miguel Pupo (9.490).
Após a vitória, Ítalo celebrou com a bandeira do Brasil e comparou sua performance ao piloto Ayrton Senna. “É estilo Senna aqui! Lancei um Senna ali na onda de esquerda. Representar o Brasil, um país com grandes guerreiros e histórias, me motiva muito. Graças a Deus venci essa competição”, disse o potiguar em entrevista.
A vitória em Abu Dhabi teve um sabor especial para Ítalo, que em 2023 ficou com o vice-campeonato em uma disputa semelhante, realizada na piscina Surf Ranch, na Califórnia (EUA). “Isso me motivou a treinar ainda mais e me dedicar 100% para vencer esse campeonato”, completou.
Domínio na final e campanha na etapa
Na decisão, Ítalo Ferreira garantiu notas expressivas logo no início, com um 8.67 na direita e um 8.60 na esquerda, abrindo vantagem sobre Rio Waida, que marcou 7.83 e 6.67.
Outros dois brasileiros chegaram às quartas de final, mas foram eliminados. Miguel Pupo perdeu para o australiano Ethan Ewing, enquanto Yago Dora foi superado por Jack Robinson.