+ Notícias
+ Notícias
Nesta quinta-feira (28), disparos de tanques israelenses atingiram seis localidades no Sul do Líbano, comprometendo o frágil cessar-fogo firmado entre Israel e o grupo armado libanês Hezbollah. O acordo, mediado pelos Estados Unidos e pela França, entrou em vigor na quarta-feira (27), buscando permitir que civis dos dois lados da fronteira retornassem às suas casas após 14 meses de combates intensos.
Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), o cessar-fogo foi violado por suspeitos, alguns em veículos, que chegaram a diversas localidades no sul do Líbano. As FDI alertaram os moradores da faixa de fronteira a não retornarem ainda, citando riscos à segurança.
Os disparos atingiram áreas próximas à Linha Azul, incluindo Markaba, Wazzani, Kfarchouba, Khiyam, Taybe e as planícies agrícolas de Marjayoun, todas situadas a menos de dois quilômetros da fronteira. De acordo com fontes de segurança libanesas, dois civis ficaram feridos em Markaba.
Apesar da trégua, tropas israelenses continuam estacionadas em cidades do Sul do Líbano, enquanto drones de vigilância sobrevoam a região. O Hezbollah e Israel, até o momento, não comentaram oficialmente sobre os disparos, mas o incidente ocorre em meio ao confronto entre Israel e o grupo militante palestino Hamas na Faixa de Gaza, que segue intensificado.
O acordo estabelece que as forças israelenses devem se retirar do Sul do Líbano em até 60 dias, mas proíbe operações ofensivas de ambos os lados durante esse período.