Ceará
Ceará
A Prefeitura de Fortaleza enviou à Câmara Municipal, nesta terça-feira (25), uma mensagem que ajusta a legislação tributária do município, mas que não prevê aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2026. A proposta visa adequar as regras locais à Reforma Tributária nacional, sem implicar em aumento de base de cálculo ou de alíquotas para os contribuintes.
Um dos pontos de maior impacto social do projeto é a atualização das regras da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A proposta aumenta a faixa de isenção de 70 KWh para 80 KWh de consumo mensal. Com isso, o número de famílias beneficiadas com a isenção deve saltar de aproximadamente 16 mil para mais de 51 mil, garantindo maior equidade na distribuição da carga tributária.
O texto também propõe um incentivo ao setor de eventos esportivos, com a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% sobre a venda de ingressos. A medida busca fomentar a realização de competições na cidade e facilitar o acesso do público.