Economia
Economia
O sistema da Dataprev apresentou instabilidade nesta sexta-feira (30), impactando o primeiro dia de atendimento presencial nos Correios a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes no INSS. A falha, com alcance nacional, pode ter sido provocada por ataque hacker, segundo informou o advogado-geral da União, Jorge Messias.
De acordo com Messias, equipes técnicas já estão atuando para restabelecer o sistema, com previsão de retorno em poucos minutos. A assessoria dos Correios confirmou que o sistema apresentou lentidão, mas que já há sinais de normalização no funcionamento.
O atendimento presencial nos Correios foi criado como alternativa para segurados com dificuldades de acesso aos canais digitais. Segundo o governo, não há necessidade de formação de filas, uma vez que os descontos indevidos foram suspensos e os ressarcimentos ainda não começaram.
O caso ganhou destaque após aposentados e pensionistas relatarem descontos não autorizados em seus benefícios, motivando uma força-tarefa de atendimento e investigação.