+ Notícias
+ Notícias
As inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira (26) e seguem abertas até o dia 6 de junho. Estudantes de todo o país devem realizar o cadastro no período para participar do Exame Nacional do Ensino Médio, a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na última sexta-feira (23) que todos os alunos do 3º ano do ensino médio matriculados em escolas públicas serão automaticamente pré-inscritos no Enem 2025. Nesse caso, os dados já estarão preenchidos no sistema, e o estudante precisará apenas confirmar a participação e escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Outra novidade desta edição é o retorno da certificação do ensino médio pelo Enem, que havia sido suspensa em anos anteriores. Agora, candidatos que atingirem a nota mínima exigida poderão obter o diploma de conclusão do ensino médio por meio do exame.
Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com uma conta Gov.br, preencher os dados pessoais, como CPF, data de nascimento, e-mail e telefone, e gerar o boleto bancário referente à taxa de inscrição de R$ 85. O pagamento poderá ser efetuado em bancos, casas lotéricas, aplicativos bancários ou via Pix, até a data de vencimento indicada no boleto. A confirmação da inscrição ocorre somente após o pagamento.
Mesmo os candidatos que obtiveram isenção precisam realizar a inscrição dentro do prazo, que termina às 23h59 de 6 de junho.
O exame será aplicado, na maioria das cidades, nos dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos. Excepcionalmente, em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 (Conferência do Clima da ONU).
No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas e cinquenta minutos. No segundo dia, as questões serão de ciências da natureza e matemática, com tempo de cinco horas.
O Enem 2025 manterá o formato tradicional, com 180 questões de múltipla escolha — 45 para cada área de conhecimento — e a prova de redação. As áreas são:
Ciências da Natureza: biologia, física e química
Ciências Humanas: filosofia, geografia, história e sociologia
Linguagens: português, língua estrangeira (inglês ou espanhol), literatura, artes, educação física e tecnologias da informação
Matemática
Redação