Pesquisar

Ceará

Ceará

Incêndio na Chapada do Araripe afetou 63 hectares, aponta ICMBio

Área queimada é menor do que o estimado inicialmente, mas impactos na flora e fauna permanecem significativos.
Combate ao incêndio na Floresta Nacional do Araripe levou 50 horas de intenso trabalho. (Foto: ICMBio)

O incêndio que atingiu a Chapada do Araripe no final de outubro queimou 63 hectares, segundo um levantamento atualizado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A extensão equivale a quase 88 quarteirões urbanos e é consideravelmente menor que a área inicialmente projetada, de 140 hectares.

A revisão do tamanho da área queimada foi possível após novas perícias realizadas pela equipe de monitoramento, que percorreu o local com o uso de GPS. Apesar da redução, o coordenador do ICMBio, Carlos Augusto, alertou que o impacto sobre a fauna e flora da região permanece significativo.

O ICMBio atribuiu a diminuição da área afetada às ações eficazes de combate ao incêndio. Equipes continuam monitorando a região para evitar reignições e avaliam ações de recuperação ambiental, como o plantio de espécies nativas e a remoção de materiais que possam representar riscos futuros.

Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Crato, estão sendo planejadas campanhas de educação ambiental para conscientizar as comunidades locais sobre o impacto dos incêndios e promover práticas preventivas.

Mais notícias

plugins premium WordPress