Esporte
Esporte
O futebol brasileiro se prepara para dar um passo importante em direção à modernização da arbitragem. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou que a tecnologia do impedimento semiautomático será utilizada no Campeonato Brasileiro da Série A a partir da temporada de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Samir Xaud, durante a primeira reunião do novo Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem.
A nova ferramenta, já utilizada em competições como a Copa do Mundo, promete trazer mais precisão, rapidez e transparência para as marcações de impedimento, um dos lances mais polêmicos do futebol. Segundo o presidente da CBF, a medida faz parte de um grande investimento em tecnologia. “Nosso olhar é para o futuro. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo, mas queremos mais. Na abertura do Campeonato Brasileiro [de 2026], o impedimento semiautomático será implementado”, destacou Xaud.
A implementação da tecnologia é parte de um projeto maior. O anúncio ocorreu durante a criação de um Grupo de Trabalho que terá 60 dias para apresentar um plano de modernização para a arbitragem brasileira.
O principal foco do GT, que reúne representantes de clubes e federações, é a criação de um modelo de profissionalização para os árbitros, uma demanda antiga do futebol nacional.