Esporte
Esporte
O encerramento da primeira fase do Campeonato Cearense, nesta quinta-feira (22), trouxe definições importantes não apenas para o estadual, mas para o calendário nacional do futuro. Iguatu, Ferroviário e Horizonte foram as equipes que asseguraram as três vagas destinadas ao futebol cearense para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2027.
O regulamento do “Manjadinho” prevê que as vagas sejam distribuídas aos três clubes de melhor classificação que não possuam divisão nacional garantida nas Séries A, B ou C. Como Fortaleza e Ceará estão na Série B, e o Floresta na Série C, as vagas foram automaticamente para as três equipes subsequentes na tabela geral.
Uma observação importante recai sobre o Ferroviário. O Tubarão da Barra já disputará a Série D na temporada atual (2026). Caso a equipe conquiste o acesso para a Série C neste ano, a vaga garantida agora para 2027 será aberta e herdada por outro clube, seguindo a ordem de classificação final deste Campeonato Cearense.
Tirol e Maracanã, que também disputam a quarta divisão neste ano, acabaram focados na luta contra o rebaixamento no estadual e não alcançaram a zona de classificação para 2027 nesta primeira fase.