Turismo
Turismo
O I Festival de Gastronomia da Praia do Futuro, que inicialmente seria encerrado em novembro, foi prorrogado até o dia 1º de dezembro devido à alta estação e ao aumento de visitantes no Ceará. A Praia do Futuro, reconhecida como a segunda atração turística mais procurada de Fortaleza, segundo o Observatório do Turismo de Fortaleza, segue como palco de um evento que tem movimentado a região com pratos à base de caranguejo.
A presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF), Fátima Queiroz, destacou o impacto positivo do festival. “Registramos mais de dois mil pratos vendidos e um aumento médio de 5% no faturamento das barracas associadas. A prorrogação permitirá que mais pessoas aproveitem a riqueza da gastronomia local, fortalecendo o turismo e gerando emprego e renda para a região”, afirmou.
O encerramento, no dia 1º de dezembro, contará com o pré-lançamento do documentário (RE)Conhecendo as Barracas da Praia do Futuro – Uma luz depois do Farol do Mucuripe, previsto para 2025. Além disso, o público poderá participar de uma roda de conversa e visitar uma exposição fotográfica que celebra quase seis décadas da história das barracas de praia, marcando a importância cultural desse legado.
Com o tema “Caranguejo”, o festival tem como objetivo valorizar a gastronomia regional e a cultura popular, homenageando tradições como a “Quinta do Caranguejo”. As barracas associadas à AEPF oferecem uma variedade de pratos criativos e tradicionais, incluindo risotos, saladas, quiches e preparos exclusivos elaborados especialmente para o evento.