Esporte
Esporte
Após conquistar o maior título da carreira, Hugo Calderano subiu para a terceira colocação no ranking mundial de tênis de mesa, atualizado nesta terça-feira pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). O atleta brasileiro, que era o quinto colocado antes da competição, alcançou novamente sua melhor posição histórica, já ocupada em 2022.
A escalada no ranking veio após a conquista da Copa do Mundo em Macau, na China, na semana passada. Calderano obteve 1.500 pontos com o título e agora soma 4.575 pontos na classificação mundial. Ele está atrás apenas dos chineses Lin Shidong (8.975) e Wang Chuqin (6.925), que foram superados por ele durante o torneio: Chuqin na semifinal e Shidong na final.
Com o triunfo, Calderano tornou-se o primeiro atleta masculino fora da Ásia e da Europa a conquistar a Copa do Mundo, um dos principais torneios do circuito internacional – ficando atrás apenas do Mundial, dos Jogos Olímpicos e dos eventos Grand Smash, que concedem até 2.000 pontos.
Aos 28 anos, o brasileiro já havia se destacado com uma semifinal inédita na Olimpíada de Paris-2024, e consolida-se como um dos principais nomes do tênis de mesa global.
No ranking feminino, Bruna Takahashi, namorada de Calderano, também alcançou sua melhor posição da carreira, subindo para o 16º lugar com 1.385 pontos. Ela superou sua colocação anterior, que era a 17ª, e se firmou como a melhor mesa-tenista das Américas no ranking atualizado.
Bruna subiu oito posições após alcançar as quartas de final da Copa do Mundo, feito inédito para uma brasileira na competição. A liderança do ranking feminino segue com a chinesa Sun Yingsha.