Ceará
Ceará
O Hospital Universitário do Ceará (HUC) iniciará seus atendimentos em fevereiro, começando pelos serviços de oncologia e vascular. A unidade tem um perfil de assistência terciária, com foco em casos de alta complexidade e suporte a outros hospitais públicos da Grande Fortaleza e do interior cearense.
Localizado em uma área estratégica da capital, o hospital contará com 652 leitos principais e 180 complementares, distribuídos em três torres e sete andares, abrangendo os segmentos clínico, cirúrgico e materno-infantil. Além de seu papel assistencial, o HUC terá forte atuação na formação acadêmica e na produção científica, consolidando-se como um centro de referência para profissionais da saúde.
Para garantir a integração entre os hospitais de ensino e as instituições acadêmicas, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta terça-feira (4), alterações na Lei Complementar Estadual nº 280, que regulamenta o Sistema Estadual de Integração e Cooperação Acadêmica Hospitalar (Sicah). A atualização na legislação permitirá uma melhor articulação entre a rede pública de saúde e universidades, garantindo qualificação profissional e aprimoramento dos serviços prestados à população.
“A lei assegura que estudantes da área da saúde tenham um campo de prática adequado, desenvolvendo habilidades essenciais para o exercício da profissão. Além disso, possibilita a realização de pesquisas científicas, que irão aprimorar ainda mais o atendimento à população cearense”, destacou a gestão estadual.